top of page
Densho X EZLA.jpg

Densho Quintero

Templo Mente Magnânima Comunidade Soto Zen da Colômbia

Mestre missionário da escola Sotoshu no Japão, ele é o abade do templo Zen Mente Magnânima, Daishinji, da Comunidade Soto Zen da Colômbia, um templo oficialmente reconhecido pela Sotoshu. Em outubro de 2001, foi ordenado monge no Templo Antaiji, no Japão. Em março de 2009, recebeu a transmissão do Darma de Okumura Rōshi, abade da Comunidade Zen Sanshinji em Bloomington, EUA.

Em agosto de 2009, ele realizou a cerimônia Zuise em Eiheiji e Sojiji. Em agosto de 2013, foi nomeado Kokusai Fukyoshi. Ele é um membro ativo da Associação Budista Soto Zen da América do Norte. É tradutor de vários livros e autor de Consciência Zen, reflexões para a vida cotidiana, Despertar Zen, o caminho de um monge colombiano; Zen, um caminho de transformação; e Duvidando do Próprio Entendimento; também é coautor de Voto Ilimitado, Prática Infinita e Budismo e Cristianismo em Diálogo.

Sangha

Myohozan Daishinji – Montanha do Dharma Maravilloso, Templo Mente Magnânima

Em 1989, Densho fundou o primeiro centro de prática. Em 2001, após receber a ordenação em Antaiji, no Japão, ele começou a praticar em locais temporários até estabelecer um local permanente em 2009. No mesmo ano, a Comunidade recebeu o registro como organização religiosa no Ministério do Interior.

 

 Em março de 2016, foi realizado o Terceiro Encontro Zen Latino-Americano na Colômbia, com a presença de 21 mestres de várias tradições zen e inúmeros praticantes leigos e monges. Em 2019, o templo Daishin mudou-se para sua nova sede, uma casa de dois andares. No mesmo ano, o Centro Dokan da Venezuela se juntou à Comunidade e o Centro Zen Bodhidharma foi inaugurado em Armenia, Quindío.

 

Em outubro de 2021, a Reserva Natural Kasaguadua foi unida como um local de prática e santuário para a proteção da vida e da natureza. Mais de 50 preceitos leigos foram dados na comunidade e a sangha monástica tem 9 monges formalmente ordenados. Em 2021, o Daishinji foi reconhecido como um templo Sotoshu e, em fevereiro de 2023, foi realizada a cerimônia de Ascensão do Assento do Abade Densho e a fundação formal do Daishinji foi consolidada.

Rohatsu 2021 - Densho Quintero(1).jpg
bottom of page