top of page
DSC_1076_edited.jpg

Jisen Oshiro

Comunidade Soto Zen Peru

A Venerável Jisen Oshiro Roshi foi ordenada monja budista Soto Zen em 2001 no Templo Mirokuji em Hiroshima, Japão. Ela recebeu sua transmissão do Ven. Saito Hokan Roshi, abade do Mosteiro de Treinamento de Monges Kotaiji em Nagasaki, Japão.

 

Atualmente é Kokusai Fukyoshi para a América do Sul (missionária da Sotoshu) e diretora da comunidade Soto Zen em Lima (Peru). Ela chegou a Lima em 2005 para difundir o Zen no Peru, assumindo a direção do Templo Taiheizan Jionji, o mais antigo da América do Sul (1907), na província de Cañete. Na cidade de Lima, fundou o Ryu Unzan Zuihoji Dojo, templo de zazen, costura de mantos, coral Baika.

 

As práticas que ocorrem nesses espaços são: Costura de mantos (Kesa), estudos de textos budistas, coral de cantos budistas (Baika), prática de cerimônias (Ryaku Fusatsu) e zazen diário.

 

Em 2013, ele publicou um livro de sutras chamado Gyoji, um livro de 29 histórias Zen e um livro comemorativo dos 110 anos do Zen na América do Sul.

Sangha

A Comunidade Soto Zen Peru é uma associação cultural, religiosa e assistencial sem fins lucrativos reunida em torno do Venerável Jisen Oshiro Roshi, chamado Kokusai Fukyoshi para a América do Sul. Soto Zen, um ramo do budismo que se distingue por sua ênfase na meditação silenciosa, shikantaza, que significa "apenas sentar". Nossa escola tem uma longa história. Em breve, celebraremos 120 anos na América do Sul, que começaram com a chegada do venerável Taian Ueno ao Peru em 1903.

 

Os locais de divulgação são:

1. O Templo Taiheizan Jionji (1907) atualmente em San Vicente de Cañete. Lima. O Templo Taiheizan Jionji, atualmente em San Vicente de Cañete, é onde as grandes cerimônias de Obon e Ohigan são realizadas para agradecer aos ancestrais. Sessões intensivas de meditação zazen e aulas de Baika (coral de cânticos budistas) são realizadas no templo Jionji, onde ocorreu o Hossenshiki (Combate ao Darma) do primeiro monge peruano Daishin Sengen Castilla.

 

2. O Templo Ryunzan Zuihoji (2005) no distrito de Miraflores. Lima

Seu nome indica a montanha da nuvem do dragão (Ryu unzan) e o templo da auspiciosa fênix (Zuihoji).

Esse templo de Lima oferece uma variedade de atividades para os interessados em seguir o sentimento de "zazen 24 horas".

DSC_0671_edited.jpg
bottom of page