top of page
Copia de Logo Redes 120_Mesa de trabajo 1.png
Copia de Logo Redes 120_Mesa de trabajo 1.png

HISTORIA

HISTORIA

MISSIONÁRIO SOTO ZEN

O que é o Missionário Internacional.
Nos templos da escola Soto Zen espalhados pelo mundo, atualmente cerca de 130 missionários nomeados pelo Superior da Soto Zen, desenvolvem suas atividades missionárias.
Na América do Sul, no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e Paraguai, um total de 16 missionários internacionais estão trabalhando na expansão dos ensinamentos de Buda e dos dois Mestres Fundadores.

Rev. Choho Seino, Sokan de la Misión Internacional de Sotoshu para América del Sur.


Bio
 

Nacido en la ciudad de Hirosaki, prefectura de Aomori en 1968、Entró en el Budismo debido a un encuentro (en), y asumió el templo Choenji de la casa de los
padres de su abuelo (que era maestro y no se dedicó al sacerdocio) como abad asistente y también trabajó como abad del templo Zenryuji y del templo Busshinji.


Hasta justo antes de asumir su puesto en América del Sur, estuvo a cargo del programa de transmisión en vivo Mindful; de la estación de radio local FM
Goshogawara; una vez por semana durante cuatro años.


1. Graduado de la Escuela Secundaria anexada a la Universidad de Hirosaki, la Escuela de Enseñaza Media de Hirosaki, la Facultad de Budismo de la Universidad de
Komazawa.

 

2. Entrenamiento en el Monasterio de Daihonzan Eiheiji
 

3. Abad asistente del Templo de Choenji (Ciudad de Goshogawara, prefectura de de
Aomori)

 

4. Ex Abad asistente del Templo de Zenmyo-In (Ciudad de Echizen, Prefectura de
Fukui)

 

5. Abad del Templo de Zenryuji(En Tsuruta-cho, distrito de Kitatsugaru, prefectura
de Aomori)

 

6. Abad del Templo de Busshinji (Ciudad de São Paulo, República Federativa de Brasil)
 

7. Sokan de la Misión Internacional de Sotoshu para la América del Sur.


Contacto
Sokambu de la Misión Intenacional de Sotoshu para América del Sur
Missão do Budismo Soto Zen na América do Sul
Rua São Joaquim 285, Liberdade, São Paulo


 

Templo Busshinji

R05.03.15清野暢邦 顔写真IMG_6765 - 曹洞宗南アメリカ国際布教総監部.jpg
269591602_454602876218182_185788892395078072_n_edited.png
総監部がある両大本山南米別院佛心寺 - 曹洞宗南アメリカ国際布教総監部.jpg

Sobre o Templo Busshinji

Liberdade, São Paulo - SP -

É o templo central da Escola Budista Soto Zen para a América do Sul, localizado na rua São Joaquim, 285, no Bairro da Liberdade, São Paulo - Brasil. De tradição japonesa da vertente budista Mahayana, o templo Busshinji abriga a Comunidade Budista Soto Zen da América do Sul. O início se deu em 1955.

 

Assim que se dá por encerrada a 2ª Grande Guerra, uma nova fase tem início na história da imigração japonesa no Brasil, a da fixação definitiva.

Neste período, os imigrantes solicitam a vinda de missionários budistas do país de origem, de acordo com a tradição ou escola budista à qual pertenciam desde os tempos de seus antepassados.

Uma destas Escolas, a Sōtō Zen, instalou-se no Brasil em 1955 a partir da visita do Abade Superior Rosen Takashina, a convite de imigrantes que solicitaram a sua vinda para dar início à missão. O templo foi instalado em uma casa alugada no Bairro da Liberdade, em São Paulo, e mais tarde foi transferido para a atual sede, na rua São Joaquim, 285.

 

Com a chegada do Rev. Ryohan Shingu em 1956, nomeado diretor geral da Missão, os ensinamentos e a prática do Budismo Sōtō Zen começam a ser divulgados, atraindo não apenas seus antigos seguidores, que desejavam homenagear os antepassados nos ofícios religiosos, como também aqueles, nem sempre descendentes, que desejam participar das  práticas de meditação zazen e dos retiros, conhecidos por sesshin. Foi o próprio Ryohan Shingu que fundou a Comunidade Budista Sōtō Zen, com o objetivo de melhor atender os interessados no ensinamento religioso, na ética e na estética Zen.

 

O que no início parecia um templo dirigido unicamente à comunidade nipo-brasileira, devido ao interesse dos ocidentais pelo Zen e aos convites recebidos pelo diretor geral Rev. Shingu para participar de entrevistas, o local transformou-se em um centro divulgador do Zen. O Rev. Ryohan Shingu realizou a ordenação monástica de inúmeros monges brasileiros, imigrantes e seus descendentes, que se tornaram seus discípulos.

 

No início da década de 1960, muitas pessoas que não se contentavam com o limitado acesso ao Zen obtido por meio de livros e passaram a buscar na casa da rua São Joaquim a experiência concreta da prática. Nada daquele prédio antigo do início do século passado fazia menção a um templo, mas nos fundos, todos os sábados, o som dos tambores ressoava entre os passos meticulosos do dirigente da sessão de zazen.

 

Com o falecimento do Rev. Ryohan Shingu em 1986, após enfrentar um longo período de enfermidade, o Templo Busshinji recebeu em novembro do mesmo ano o Rev. Shunkyo Aoki que aqui permaneceu até 1989.

 

Em 1992, o Templo Busshinji recebeu o Rev. Daigyo Moriyama como o novo diretor geral da Missão Soto Zen da América do Sul. O Rev. Daigyo Moriyama, enviado pela sede administrativa da Escola Soto Zen no Japão, com o aval do então Abade do Mosteiro Eiheiji, honorável Renpo Niwa, chegou ao Brasil tendo como um de seus propósitos a construção de um novo edifício para o Templo Busshinji, porque a  matriz da escola Soto Zen na América do Sul permanecia funcionando no antigo prédio inadequado.

 

Em 7 de setembro de 1995, com a vinda de representantes de vários templos do Japão, inclusive de Eiheiji e Sojiji, foi inaugurada a nova matriz, composta  pelo  Templo Busshinji e o prédio principal. Na mesma data celebrou-se também os 40 anos de difusão dos ensinamentos zen budista no país. Após as festividades comemorativas o Rev. Daigyo Moriyama afastou-se de suas atividades de diretor geral, retornando ao Japão.

 

Em janeiro de 2000 chegou a São Paulo, o Rev. Koichi Miyoshi assumindo a função de diretor geral. Permaneceu na função até abril de 2005, quando retornou ao Japão.

 

Em seguida, em maio do mesmo ano, assumiu a função de diretor geral o Rev. Dosho Saikawa, inaugurando uma fase de grande expansão dos ensinamentos zen budista na América do Sul. No ano de 2008, sob a sua direção, tiveram início as obras de um novo edifício na área localizada nos fundos do prédio principal do Templo Busshinji. A inauguração do novo edifício denominado Daikankaku ocorreu em novembro de 2009, concomitantemente com a celebração dos 50 anos do Templo Busshinji. Com a inauguração das novas instalações foi possível oferecer espaços adequados para a prática e treinamento de monges e leigos.

Ainda na gestão de Rev. Dosho Saikawa, visando as comemorações dos 60 anos do Templo Busshinji, foram feitas obras de melhoria e ampliação das instalações do prédio Daikankaku. O Rev. Dosho Saikawa permaneceu na função de diretor geral da Missão Soto Zen na América do Sul até junho de 2020.

 

Em outubro de 2020, o Rev. Choho Seino foi nomeado como o novo diretor geral para a América do Sul. Apesar de ter sido nomeado em outubro de 2020, o novo diretor só pode vir ao Brasil e efetivamente assumir o seu posto em outubro de 2021, devido à grande pandemia provocada pelo vírus corona, que afetou a todos os países do planeta.

Agora que a pandemia foi controlada, desejamos expandir os ensinamentos e as práticas da Escola Soto Zen cada vez mais, junto com os monges, discípulos e simpatizantes.

WEB: https://sotozen.org.br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/TemploBudistaBusshinji

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/templo_budista_busshinji/

MISIONEROS SOTO ZEN EN AMÉRICA DEL SUR

bottom of page